terça-feira, 13 de maio de 2008

ESTUDO SOBRE EVANGELISMO


Por Pr. Cristiano Domingues

METODOS DE EVANGELISMO

Métodos são tentativas de nossa parte para ajudar o leigo a compartilhar sua fé com confiança e esclarecimento sem ficar perdido, sabendo que qualquer método é limitado em sua eficácia devido a complexidade e diversidade de cada indivíduo. Temos a tendência de colocar todos no mesmo barco e muitas vezes isso não funciona. Portanto, o melhor método seria a variedade de métodos que o Espirito Santo de Deus distribui aos seus servos na hora da necessidade.

A distribuição de folhetos como método evangelístico é o mais conhecido e praticado no meio evangélico, se torna muitas vezes um meio mais rápido e fácil de se alcançar uma grande extensão populacional, alem de possuir, teoricamente, baixo custo, mas nem sempre esse método atende as expectativas daquele que esta evangelizando e os resultados se tornam um pouco frustrantes, devido a pouca aceitação, dependendo do local e circunstancia de evangelização, as vezes poucos param para receber o folheto e lhe concedem a oportunidade de uma conversa franca e aberta até mesmo sobre a mensagem do folheto, que deve ser elaborada com muito cuidado.

A pesquisa como forma de evangelismo é usado para que você consiga adquirir o maior numero de informações possíveis da pessoa que esta sendo evangelizada, no intuito de não perder um ouvinte por falta de informação, alem do que muitas vezes causa na pessoa um sentimento de interesse de que você possui um interesse genuíno nela. Este método pode ser utilizado nas praça, parques, serviço, escola, hospital, etc.

Como usar esse método?

1. Aproximar-se da pessoa, cumprimenta-la e apresentar-se, em alguns casos é essencial que você esteja identificado com o crachá da igreja, o que causa uma impressão de organização.

2. Pedir permissão para tomar 10 minutos para que você possa realizar a pesquisa e anotar as respostas ( algumas pessoas podem questionar o motivo da pesquisa, e você pode brevemente explicar que a pesquisa tem o objetivo de identificar as preferencias de cada indivíduo da comunidade e consequentemente apoiar de melhor maneira possível as suas necessidades, é importante não estender muito a explicação, para que você não entre no assunto do evangelho antes de fazer a pesquisa)

3. Você deve falar as perguntas e anotar as respostas dadas pela pessoa

4. Ser objetivo, procurando maiores detalhes nas respostas somente se houver extrema necessidade.

5. Fazer um breve comentário pessoal sobre cada pesquisa realizada contando ( como foi a reação da pessoa, etc.)

É importante ressaltar que a pesquisa deve somente ser o ponto inicial da evangelização, pois com a coleta dos dados da pessoa você conseguirá elaborar uma mensagem que atinja exatamente o pontos de necessidades da pessoa, e que haja também um acompanhamento dessa pessoa até ganha-la e integra-la a uma igreja, isso é se a pessoa lhe der permissão para visita-la.

Evangelismo em Massa tem como objetivo atingir uma comunidade ou bairro de uma maneira geral, deve-se porem haver um treinamento, para que haja sintonia nesse método de evangelismo onde cada um terá convicção de que todos estão no mesmo Espirito e ligados no mesmo objetivo, sempre saindo de dois em dois no mínimo, nunca sozinho e nunca adentrar a residência de alguém quando convidado sozinho sem a companhia de mais de uma pessoa, e sem a autorização do coordenador do evangelismo. Lembre-se que nesse método de evangelismo, estarão em território inimigo, por isso é necessário estar em constante oração e vigilância para que satanás não venha tentar envergonhar o povo de Deus.

Evangelismo de Amizade é um dos métodos mais eficazes, pois todo mundo precisa de um “amigo”, e é natural fazer amizades, tendo como arma o amor de Deus, podemos portanto revelar este amor aos nosso vizinhos e colegas, outra vantagem é que nossos vizinhos e colegas podem ver a mensagem do amor e paz de Deus em nossas atitudes em varias situações do dia a dia. Você se torna um exemplo vivo de Jesus e isso pode contribuir para que haja a curiosidade e o conhecimento de Deus, levando a pessoa a Ter uma conversão genuína e posteriormente um comprometimento com a igreja de Jesus Cristo.

CONCLUSÃO

A Evangelização no mundo é tarefa séria. Devemos estar sensíveis ao Espirito Santo em tudo que planejamos a respeito desse assunto, devemos buscar sempre em primeiro lugar a Deus constantemente em oração, em segundo lugar, adquirir o maior conhecimento possível, e terceiro sermos testemunhas das maravilhas que Deus opera em nossas vidas.

Que através deste humilde estudo, possamos compreender melhor os propósitos de Deus para nossas vidas e a luz do evangelho de Jesus Cristo, possamos realmente expressar seu Amor a todos os povos pelos quatro cantos da terra. Que Deus possa nos dar motivação e graça para participar desta tarefa de forma mais ativa para Sua honra e glória. Amem!

Minha Fonte: TEMPOS DE AVIVAMENTO

Nenhum comentário: